quarta-feira, 19 de junho de 2013

Plano de Aula
Tema: Números Primos
Ano/Série: 6º ano - 5ª série
Tempo previsto: 02 aulas
Objetivos:
1.1 Objetivo Geral:
. Propiciar ao aluno o conhecimento dos números primos e sua distinção entre os demais conjuntos exixtentes, mostrando suas diferenças através de comparação entre os demais conjuntos;

1.2 Objetivo Específicos:
 Definição de números primos;
Reconhecimento dos principais números primos;
 Distinção entre números primos e os outros números que fazem parte do conjunto dos números naturais.
Metodologia:
Crivo de Erastóstenes
Aula expositiva
Resolução de exercícios

Desenvolvimento do trabalho:
1) Parte teórica: explicar aos alunos o que são números primos e como reconhecê-los. Dar alguns exemplos. Explicar porque que o numero 1 não é primo.

2) Mostrar de forma bem clara para os alunos, que, exceto o 2,3,5,7, os demais números primos não estão em "tabuada" alguma. O termo tabuada deve ser usado propositalmente para banalizar o exercício, pois muitos alunos entendem este assunto como complexo, e fora de sua capacidade, pois acham que devem simplesmente "decorar" os números.

3) Em seguida vamos propor aos alunos que peguem o papel com a tabela e retirem os números que não façam parte de nenhuma tabuada conhecida. Eles devem fazer isto número a número e pensar se já viram o numero em tabuadas. Caso o numero seja par (exceto o 2) ele deve ser excluído de forma automática, se a soma de seus dígitos der um múltiplo de 03 também, se terminar por 05 ou 0 também. Os números que sobrarem são primos.

4) Como uma alternativa, os alunos podem começar riscando todos os pares (exceto o 2), depois a tabuada do 03 (múltiplos de 03), e em seguida os terminados em 0 e 5 (múltiplos de 5). Desta forma os alunos terão retirado da tabela os múltiplos de 2 (exceto o 2), 3 (exceto o 3), 4, 5 (exceto o 5), 6 (múltiplos de 2 e 3 ao mesmo tempo). Em seguida os alunos devem retirar os múltiplos de 7 (exceto o 7).

5) Seria bastante interessante que fosse dado aos alunos as duas metodologias, para que eles escolhessem  a que mais se adequa ao seu perfil.

Proposta  de aprofundamento de conteúdo:

Pedir aos alunos que tentem descrever o comportamento dos números primos, além do conceito:
a) Existe algum numero primo para, exceto o 2?

b) Qual seria o ultimo algarismo do produto de todos os números primos existentes?

c) Existem primos sucessivos?

d) Existem primos impares sucessivos?

e) Podemos garantir que de 101 a 200 teremos o mesmo numero de números primos? Esta quantidade é homogênea?

 Para o suporte a esta aula. vamos trabalhar no laboratório de informática da escola com o software disponibilizado sobre números primos: Aula Prática de Números Primos. O site para consulta é http://www.somatematica.com.br/zips/primeseacher.zip . O pacote deve ser baixado e instalado. É bastante intuitivo o uso do software.

Recursos Didáticos:

Material de apoio: folha de sulfite impressa com uma tabela com os números naturais de 1 a 100, dispostos em 10 linhas e 10 colunas ;

Caderno do Aluno;
Livros didáticos;
Jogos didáticos;
Vídeos.
Avaliação
Conhecimento prévio dos alunos;
Discussão em sala de aula;
Avaliação individual; 
Tarefas de Casa;
Trabalho em grupo
Recuperação
Retomando os conceitos e conteúdos que não foram atingidos pelos alunos;
Discussão dos erros mais frequentes, dando subsídios aos alunos para a retomada de exercícios;
Atividades de Recuperação e Avaliação.

Bibliografia:
Tudo é Matemática de Luiz Roberto Dante

Caderno do Professor - Matemática - Ensino Fundamental 5ª série/6º ano - Volume 1

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